Difícil encontrar uma única pessoa em 2021 que não esteja se sentindo ou melancólica, ansiosa, deprimida, exausta, nunca falamos e ouvimos falar tanto sobre SAÚDE MENTAL, a importância de nos cuidarmos e o quase jargão da nossa geração: FAÇA TERAPIA! Mas especialmente num momento de crise geral a gente se pergunta: é possível cuidar individualmente da nossa saúde mental? A tarefa de estar bem é 100% responsabilidade sua? Existe saúde descolada, independente do meio social?

Convidamos nossa querida amiga Camila Leonel, que é psicóloga Junguiana, bordadeira, de Recife, pra conversar com a gente hoje.

Pra esse episódio váaarias foram as…


Como festa pouca é bobagem esse ano resolvemos comemorar esse aniversário de todo jeito, teve post, teve live e agora claro, episódio!

Resolvemos responder perguntas que vocês mandaram pra gente, contando um pouco da história do Outras Mamas e nossos planos futuros (tem isso em 2021?)

A live que era pra ser no instagram por problemas técnicos acabou acontecendo no youtube, e no fim foi ótimo, qualidade melhor e muitos de vocês descobriram que estamos lá também!

Obrigada todo mundo que participou da live e pra quem mandou pergunta!

Ju querida do Jornal do Veneno e Comida Saudável pra…


No geral quando falamos em veganismo, automaticamente nossas referências se voltam para Europa (e Estados Unidos), teóricos, organizações, documentários, ativistas. Sim, o veganismo, o termo cunhado, foi criado lá. Mas a prática antiespecista, a alimentação vegetal e sem violência é anterior a isso. Além disso, se estamos aqui, no Brasil de 2021, falando em veganismo, precisamos refletir porque lutamos, como lutamos e de onde lutamos.

Desde que viramos veganas escutamos em discussões, como que para encerrá-las “não, mas a Vegan Society diz que…”, “mas a Vegan Society fala que é na medida do possível e praticável etc…”

“The Vegan Society”…


“Foi a esperança que levou nossos ancestrais em frente, desejo de que as próximas gerações tivessem uma vida melhor.”

Convidamos Alene de Godoy, do perfil @afroecologica, pra conversar com a gente sobre seus processos no campo, o plantio, a colheita, seus aprendizados e descobertas.

Alene é professora, geógrafa em formação e camponesa. No seu instagram ela nos presenteia com suas fotos belíssimas e muito conteúdo sobre agroecologia.


Convidamos Jana Viscardi pra conversar com a gente sobre linguagem, especialmente como nos comunicamos na internet e os impactos disso.

Jana é uma linguista que ensina, palestra, pesquisa e produz conteúdo sobre comunicação e linguagem.

Doutora em Linguística pela UNICAMP, Jana tem um canal no youtube, cujo tema central são os usos da língua, a linguística, análise de temas da atualidade e muita conversa sincerona.

Linguística (FO 1943: lingüística) é a área de estudo científico da linguagem.[1] É considerado linguista o cientista que se dedica aos estudos a respeito da língua, fala e linguagem. …


Conversas sinceronas, um episódio pra puxar a cadeira, pegar uma bebidinha e conversar sobre o que tá rolando dentro e fora da gente.

Em primeiro lugar, ahaa ahuu o Zé Gotinha é nosso, é de quem defende o povo e o SUS, e familia miliciana e genocida que não venha querer sentar com ele no recreio e colocar arminha na mão dele. O Zé Gotinha é um humanista rs


Esse episódio conta com o apoio da Boitempo e faz parte da programação especial que a editora preparou pra esse mês. Viabilizado pela Lei Aldir Blanc, de 8 de março a 12 de abril, acontece o curso “Introdução ao pensamento feminista negro” e o ciclo de debates “Por um feminismo para os 99%”. Tudo gratuito e online, claro.

O curso terá 6 aulas semanais transmitidas ao vivo na TV Boitempo, e vai abordar o pensamento de Angela Davis, Lélia González, Sueli Carneiro, Audre Lorde, bell hooks e entre outras. …


E estreando finalmente a nova temporada, convidamos a rainha do Twitter, contadora de histórias, protetora dos bichos, comentadora de BBB, a querida Déia Freitas, do Não Inviabilize.

Déia é psicóloga e contadora de histórias. No Não Inviabilize ela recebe histórias da vida real dos ouvintes e conta pra gente de um jeito gostoso que faz a gente sentir que tá ali juntinho dela e dos personagens.

Ela se envolve, gargalha, faz suspense, chora, desperta na gente tudo aquilo que uma boa história pode fazer.

“Histórias… podem ensinar, corrigir erros, iluminar o coração, oferecer um abrigo psicológico, promover mudanças e curar feridas.” — Clarissa Pinkola Estés

O Não Inviabilize começou como um grupo de transmissão de telegram, que aliás é um…


Voltamos!!! Mas ainda não voltamos!!

Esse ainda não é nosso retorno oficial e início da temporada 7, esse episódio é apenas uma enorme saudade de abrir nossos microfones e conversar com vocês um cadinho.

1 mês de 2021 e tanta coisa já aconteceu, nem nossa alienação tá sendo garantida pela Rede Globo, só estamos presenciando mais horror e dor. Que fase!

Mas a gente promete que vamos juntas, de mãos dadas, rindo quando possível, chorando quando necessário! Um pouquinho de luta, um pouquinho de dança ❤

E de preferência que a dança seja ao som de Mc Fióti e…


Como bem simbólicas e emocionadas que somos ficamos bem felizes de terminar esse ano com o episódio número 100 ❤

Que grande loucura chegar nesse número, começamos lá em 2018 como um projeto paralelo da nossa vida, pensando apenas em fazer nove episódios pra falar do livro A Política Sexual da Carne (aliás não por acaso começamos esse episódio com uma frase dele) e agora estamos aqui, tantas conexões depois, tantos aprendizados depois e contando!

Nesse episódio pedimos pra vocês nos mandarem relatos da relação de vocês com esse podcast e a resposta foi muito amor em forma de áudio…

Thais Goldkorn

Vegana. Feminista.Canceriana. Não mono. @thaisgoldkorn @outrasmamaspodcast

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store